A Catedral neogótica no centro de São Paulo
- Rose Serafim
- 3 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
A bela Catedral da Sé, construída no estilo neogótico em 1913 com o término 4 décadas após, foi construída pela iniciativa de Don Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo da cidade de São Paulo.
Apesar de ter uma cúpula de estilo renascentista, a Catedral Metropolitana de São Paulo é considerada como o quarto maior templo neogótica do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora da Assunção de São Paulo, criada em 10 de agosto de 1591.
O arquiteto Alemão Maximilian Emil Hehl, projetou a catedral em um estilo eclético, por ter mistura de vario elementos diferentes, como a cúpula e o arco ogival, mas, inspirada nas grandes catedrais européia na era medieval, o arquiteto deixou claro a predominância do neogótico em suas características
Sendo essa a segunda versão do templo que foi inaugurado em 25 de janeiro de 1954, na comemoração do 4º Centenário da Cidade de São Paulo, ainda sem as duas torres principais, a antiga paroquia que foi instalada em 1591, quando o cacique Tibiriçá escolheu o terreno onde se encontraria o primeiro templo da cidade, construído em taipa de pilão (parede feita de barro e palha socados, estruturados em toras).
Após sua três anos de reforma, a catedral da Sé, foi reaberta em 2002, e voltou a oferecer missas diárias. Além disso, agora há visitas monitoradas durante toda a semana.
Saiba mais:
Catedral da Sé
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h às 13h. Horário das missas: de segunda e sexta, às 9h, às 12h e às 18h; terça, quarta e quinta, às 12h e às 18h; sábado às 12h; domingo às 9h, 11h e 17h. End.: Praça da Sé, s/n - Centro - São Paulo (Metrô Sé). Tel.: (11) 3107-6832 www.catedraldase.org.br
Comments